Elementos da vedação

Os elementos da vedação são peças mecânicas cuja função é impedir a passagem de fluidos (líquidos e gases) de um meio para outro, protegendo partes e equipamentos contra a entrada desses fluidos. Outra utilização muito comum é garantir a vedação do fluido comprimido de modo que a energia hidráulica ou pneumática resultante seja utilizada para elevação e movimentação de cilindros, como no caso de guindastes, por exemplo.

Possuem vários formatos e são comumente classificados em: gaxetas, anéis (metálicos ou de borracha), retentores, juntas, selos mecânicos. Quanto aos materiais utilizados podem ser de borracha, poliuretano (PU), papelão, couro, metal, teflon, viton, além de outros materiais.

Adiante apresentaremos os principais elementos vedantes com suas principais características.

ANÉIS

São peças de vedação de formato circular ou encontradas em tiras (cordões) que são bastante utilizados em vedações estáticas ou dinâmicas de cilindros hidráulicos e pneumáticos de baixa velocidade. Em vedações dinâmicas, são colocados em sistemas de movimento alternado axial (movimento no sentido do eixo) como em cilindros pneumáticos. Já em vedações estáticas, são aplicados em tampas, por exemplo.

Possuem vários perfis, os quais definem seu nome. Perfil redondo, anel O (oring), perfil em X, anel X, etc.

Elementos da vedação

GAXETAS

São elementos de vedação em sistemas de movimento axial (no sentido do eixo) ou rotativo, que proporcionam vedação estática ou dinâmica. São aplicadas em situações em que não é possível ou recomendável utilizar anéis como, por exemplo, em equipamentos que operam com elevadas pressões, embora as gaxetas também se apliquem a sistemas de baixa pressão dependendo da dureza da vedação. Encontradas em tiras, como as gaxetas ensebadas ou grafitadas, ou em formato circular com medidas padronizadas, possui diversos formatos de perfis a depender do que se deseja realizar a vedação, do formato do alojamento, entre outros fatores.

Elementos da vedação

RETENTORES

São utilizados na vedação de sistemas rotativos de alta velocidade. São construídos com o anel interno (o lábio de vedação) de borracha ou um elastômero e o anel externo ou capa de metal que pode ser revestida de borracha. Nos modelos mais comuns possui uma mola de tensão no anel interno. Os perfis variam de acordo com o sistema que se deseja vedar, construção do alojamento, entre outros fatores.

Elementos da vedação

RASPADORES

Não são elementos vedantes propriamente ditos, pois não possuem lábio de vedação. Sua função é a de impedir a entrada de impurezas nos cilindros hidráulicos ou pneumáticos, evitando a contaminação dos fluidos ou que poeiras e outros detritos entrem em contato com as vedações o que poderia reduzir sua vida útil.

Elementos da vedação

JUNTAS

Realizam a vedação de sistemas estáticos, impedindo o vazamento do fluido do interior para o meio exterior. Empregadas em situações de baixa pressão e temperatura, são muito utilizadas em flanges, tampas de motores, tampas de caixas de engrenagens, entre outros. Podem ser encontradas em modelos pré-fabricados ou em rolos para que seja confeccionada a junta de acordo com o molde. Os materiais utilizados podem ser papelão, guarnital, teflon, metal, além de outros.

Elementos da vedação

SELOS MECÂNICOS

Elementos de vedação apropriados para sistemas dinâmicos rotativos de alta velocidade e, devido a sua construção, largamente utilizados em situações de alta pressão e temperatura como, por exemplo, em bombas centrífugas.

A estrutura de um selo mecânico é composta por um conjunto rotativo montado no eixo do equipamento e por um conjunto estacionário montado na caixa de selagem. Os dois conjuntos interagem através das faces estacionária e rotativa do selo.

Elementos da vedação

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O-ring
Catálogo Agel – Gaxetas e Raspadores. 2019.